Introdução;
Em um dia qualquer, estava eu na Sonic Amino dando uma olhada nos posts, e em meio a alguns que não chamaram a minha atenção, eu vi um desafio que era focado em reviews de games...
E, bem, acho que isso é uma coisa que eu já faço a muito tempo! Logo, decidi participar, e isso que vocês vão ler é o resultado. Então, eu espero que essa review fique boa o suficiente para que vocês saibam mais sobre, e talvez até fiquem com vontade de jogar, Sonic Gaiden, uma Hack-Rom de Sonic 1! As "Hack-Roms", pra quem não conhece, são versões modificadas de jogos feitas por fãs, que geralmente adicionam novos personagens jogáveis, fases, entre diversas coisinhas interessantes. Lembrando que todas as imagens desse texto são de minha autoria e foram tiradas por mim durante a minha jogatina!
Falando um pouco sobre o Gaiden, essa é uma Hack-Rom de Sonic 1 que tem como ideia principal trazer um Sonic 1 "alternativo" (pelo menos foi o que eu percebi enquanto eu jogava), com a adição de um novo personagem jogável, o Mighty The Armadillo, que na época era exclusivo de um joguinho super antigo de arcade.
E, aproveitando o espaço, uma curiosidade legal sobre essa Hack é que ela é uma das poucas Hack-Roms de Sonic que usa a versão Japonesa de Sonic 1 como base, o que é bem interessante pra falar a verdade, mas bem , acho que isso já tá ficando grande demais para uma introdução, então, vamos logo falar sobre as fases!
Fases;
Bem, as fases de Sonic Gaiden variam de totalmente novas para exatamente iguais as de Sonic 1. Todas elas seguem o princípio de criar uma versão "alternativa" dos levels do jogo original, e, apesar de algumas serem exatamente iguais às originais, apenas com mudança do nome (como, por exemplo, a Natural Yard Zone, que é EXATAMENTE igual a Spring Yard Zone, só mudando o nome mesmo), outras são totalmente diferentes da versão original e servem como "fase inédita", como a Blue Grass Zone. Para essa review, eu preparei uma lista das fases do game com uma breve descrição e minha opinião pessoal a respeito de cada uma delas.
Blue Grass Zone;
A Blue Grass Zone é a "versão Sonic Gaiden" da Green Hill, e, na verdade não tem quase nenhuma semelhança com a Green Hill (eu só reparei umas duas sessões da fase que eram semelhantes à Green Hill, e uma delas era o Boss).
O seu level design é muito bem feito, algo mais profissional e bem projetado do que muitas coisas que a Sega tem lançado recentemente. A fase realmente parece ter vindo de Sonic 1, e poderia ter funcionado muito bem como uma fase de introdução de um game retrô da franquia Sonic.
Aliás, uma curiosidade interessante é que todas as "molas" tiveram Sprites modificados, como você pode ver em uma das imagens acima.
Magma Castle Zone;
A Magma Castle Zone é Simplesmente uma "Recolor" da Marble Zone, eu sinceramente não notei nenhuma diferença em questão de Level Design...
Bem, só tem uma coisa estranha, eu levei um "Game Over" nessa zona (jogar com touchscreen é foda, alguns de vocês fazem ideia do sufoco) e, bem, a tela meio que "bugou"...
E, vou fazer algo melhor que explicar, só vejam a imagem abaixo...
O que seriam dos nossos jogos favoritos do ouriço azul sem uns glitches visuais pra nos entreter?
Natural Yard Zone;
A Natural Yard Zone nem se dá ao trabalho de ser um Recolor, ela é EXATAMENTE IDÊNTICA à Spring Yard, tirando as molas modificadas, que são meio que uma característica do jogo.
Então, se eu fosse comentar sobre essa fase eu iria comentar sobre a Spring Yard em si, e acho que isso não cabe a esse post, por isso, vamos falar sobre a próxima logo!
Aquapolis Zone;
A Aquapolis é sem dúvida a fase mais longa e modificada do game inteiro, ela é uma fase quase inédita, com menos de 25% de semelhança à Labirinth Zone. Não me pergunte de onde eu tirei essas porcentagens que uso durante a análise, nem eu sei.
Então, eu amo e odeio essa fase ao mesmo tempo, mas deixa eu explicar! Enquanto ela é sem dúvida a fase mais bem modificada do game, e tem sim partes genuinamente divertidas, a maioria das partes modificadas tem uma dificuldade fora do normal, coisa bem frustrante mesmo.
De qualquer forma, acaba que é a melhor fase do game inteiro, por ter um level design diferenciado e mais único!
Gold Base Zone;
A Gold Base Zone é a única fase desse jogo que é um meio termo, todas as outras variam de quase inteiramente modificada para nenhuma modificação, mas essa é meio que 20% modificada, e, em suas modificações, eu diria que ela é bem competente!
E, como bônus, eu gostaria de dizer que eu ADOREI o recolor da Gold Base Zone, é simplesmente muito charmoso, e até meio Sonic Colors!
Mechanic Angel Zone;
Assim como a Natural Yard, a Mechanic Angel é simplesmente a Scrap Brain, sem nenhum mudança, tirando o nome, que eu achei muito daora por sinal.
E, enfim, essas são todas as fases de Sonic Gaiden! Elas variam de muito modificadas para nada modificadas, e as vezes chegam em um meio termo. Mas, em geral, as fases que foram modificadas não me decepcionaram e tiveram um level design bom em suas mudanças.
Curiosidades e Links;
Durante o post eu já dei várias curiosidades sobre o Game, mas vou adicionar mais algumas!
- Essa Hack ficou bem famosa na comunidade, pelo simples fato dela ser uma Hack de Sonic 1! (Na época em que foi lançada, o jogo mais Usado para as Hack-Roms era Sonic 2).
- Essa Hack foi criada por duas pessoas, que na comunidade das Hack-Roms são conhecidas como Esrael e Yuski The Dog.
- Essa foi a primeira Hack-Rom que incluiu múltiplos personagens jogáveis em Sonic 1.
Como Bônus, irei incluir dois links muito importantes para vocês conheceram Sonic Gaiden melhor, uma "Playthrough" do jogo feita pelo Canal Razor & Zenon e o link para baixar o game e jogar ele no seu emulador! Ou no Mega Drive mesmo, se quiser passar pelos pequenos perrengues necessários pra isso rolar.
Link para a Sonic Retro, onde você pode baixar o Game: http://info.sonicretro.org/Sonic_Gaiden
Link da Playthrough do Razor & Zenon: https://youtu.be/KNPvwZdgPBw
Considerações Finais;
Sonic Gaiden é um jogo que me deixou bem dividido. Uma parte de mim achou as mudanças existentes legais e bem feitas o suficiente para perdoar o jogo por ter deixado várias fases sem nenhum tipo de modificação, e outra achou que as modificações foram poucas demais e que o jogo não merece muita credibilidade por isso, ou seja, foi díficil fazer uma conclusão decente e dar uma nota para Sonic Gaiden.
Mas, na real eu realmente me diverti com Sonic Gaiden! Eu sei que o jogo foi bem preguiçoso em algumas partes, e que poderia ter sido beeeem melhor com um pouco mais de esforço por parte dos criadores, mas, mesmo assim, eu achei as modificações existentes muito bem feitas, os level designs novos muito bem projetados, e também gostei bastante de ter o Mighty como personagem jogável!
Antes de dar a minha nota para Sonic Gaiden, eu gostaria de listar seus pontos positivos e
negativos:
Pontos positivos;
- As Modificações no level design, apesar de serem poucas, são muito bem feitas e divertidas.
- Algumas "Recolors" são muito bonitas.
- O Mighty como personagem jogável é muito legal!
Pontos negativos;
- A Hack não tem modificações de level design o suficiente, e muitas vezes parece ser preguiçosa.
- Existem alguns bugs meio sérios na Hack.
Tendo em vista tudo isso, a minha nota para Sonic Gaiden é:
7,5
Essa foi a minha review de Sonic Gaiden, espero que tenham gostado dela! E, não se esqueçam de jogar e depois me dizer o que acharam nos comentários! Caso tenham interesse, é claro.
Posfácio;
Você acabou de ler o primeiro texto do meu projeto de revitalizar o que escrevi durante a época em que usava o Amino como plataforma principal de escrita, quando esse blog estava inativo. A review foi originalmente publicada no dia 21 de Abril de 2018, e foi minha primeira análise 100% original por lá, antes dela eu só tinha republicado minha review de Sonic Lost World, que já tinha estreado aqui no blog.
A estrutura é um pouco única em comparação a todas as outras resenhas de videogame que fiz até hoje, isso pelo fato dessa aqui ser parte de um evento lá da comunidade de Sonic no Amino, que se chamava "Evento HR". Ele era focado na análise de Hack-Roms de Sonic e tinha algumas regras de formato específicas, que eu acabei seguindo. Apesar de ser um texto simples e de escrita não muito sofisticada, eu gosto dele por me lembrar com carinho do período e do amor que coloquei por aqui. Inclusive, agora relendo, acho que o Sonic Superstars roubou a ideia da Gold Base, hein...
Falando no evento, eu nem lembro se cheguei a ganhar alguma menção entre os vencedores. Parece que a postagem original dele não existe mais, tá no limbo dos arquivos perdidos da internet, então parece que nunca irei saber. Bem, ao menos, essa aqui vai demorar um pouco mais pra desaparecer. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário