Em manutenção.


Mobile Game análise:Clash Royale


Fala ae mugiwaras!!! Bem, como a game análise tá fazendo muito sucesso aqui no blog eu decidi expandir ela para falar também sobre games para celular, e assim nasceu a mobile game análise, onde eu vou falar sobre games de celular, já que eu acho que apesar de eles serem claramente inferiores aos jogos de console, o Mobile tem sim alguns jogos competentes e alguns até bem divertidos e com competições profissionais e Meta Game, que é o caso de Clash Royale.
Clash Royale é um jogo que virou moda lá para o fim do ano passado e meio que você ainda pode esbarrar com alguém jogando Clash Royale na rua, por isso surgiram milhões de blogueiros e youtubers focando exclusivamente no Clash Royale, tal como aconteceu com Clash Of Clans(Também iremos analisar esse aqui no blog), por isso também a opinião geral sobre o jogo é quase sempre extremamente positiva e ninguém ousa apontar pontos negativos em Clash Royale, por isso, eu decidi que essa seria a primeira análise da Mobile Game análise, já que eu vou sim citar também os pontos negativos de Clash Royale, e, no futuro, se eu acabar falando mal de um game amado por todos, vocês leem essa review e podem ver que desde o início eu sempre dei a minha opinião sincera sobre os games sem omitir os pontos negativos.
Para começar, os gráficos de Clash Royale são competentes, não é a maior maravilha do mundo, mas são gráficos que conseguem representar muito bem o clima do jogo, e, se tratando de um game de celular, eu fico até feliz que eles não sejam pixelados, já que a maioria dos games de celular saindo na época de Clash Royale apresentavam gráficos pixelados,e de vez em quando você cansa desse estilo gráfico, então, nada a reclamar sobre os gráficos do game.
Sobre os efeitos sonoros, esses são pontos positivos do game, já que eles são muito bem feitos, e, depois de algumas horas de Clash Royale, você já começa a associar cada carta ao seu efeito sonoro, não é nada comparado a efeitos sonoros de games como Mario Bros,mas eu estou evitando comparar games de console com games mobile nessas análises, pois eu reconheço que são mercados e públicos completamente diferentes, então, considerando o mercado mobile os efeitos sonoros de Clash Royale são maravilhosos, e a apresentação gráfica é muito boa para um game mobile.
Agora, vamos para a parte mais importante da review, que é a parte onde eu falo dos elementos do gameplay e do jogo em si, para começar, a mecânica de Clash Royale é muito inovadora, e eu nunca tinha visto nenhum game mobile tentar, o que torna a maneira com que as partidas se desenrolam bem única, já que a variedade de cartas é bem grande e várias estrategias podem ser formadas, tornando o jogo pouco repetitivo, aliás, um problema dos games mobile em geral é que eles costumam ser bem repetitivos, e, é por isso que eu admiro muito a forma como Clash Royale foge dessa repetição, oferecendo quase sempre novas atualizações que dão cada vez mais variedade para o game, tornando ele pouco repetitivo, um ponto muito positivo de Clash Royale.
A maneira de jogar o game é muito diferente de tudo, e sem dúvida esse é o maior aspecto positivo de Royale, pois, mesmo que você não tenha um joystick nem nenhum controle sobre as tropas, é o padrão de movimento pré-estabelecido delas que forma boa parte da estratégia de Royale, e que torna ele único e muito competente dentro de sua proposta.
Outra coisa muito legal de Clash Royale é o visual das arenas, eu reconheço que a mudança é puramente estética, mas a maneira com que o design das arenas foi feito consegue ser otimizado o suficiente para um simples jogador de mobile, e também mais rico em detalhes para um gamer que nota mais em aspectos gráficos, e, não sei se vocês já notaram nas game análises, mas se tem uma coisa que eu valorizo em um jogo é design inteligente.
Agora, se eu achei os dois pontos acima super positivos teve uma coisa que eu realmente não gostei em Clash Royale e eu acho que vale citar ela nessa review, e essa coisa é que algumas cartas, principalmente as mais novas, gritam que a supercell está perdendo a criatividade que tinha um ano atrás, uma prova disso são novas versões de cartas antigas, que parece que viraram moda, apenas uma a gente até intende, agora, fazer isso virar rotina é inaceitável, nesse momento isso até pode não estar te incomodando, mas, acredite se a Supercell continuar nessa onda, uma hora vai te incomodar.
Uma coisa que eu realmente não poderia deixar de citar nessa análise é o sistema de baús do jogo, onde existem vários tipos de baú(de prata, de ouro, Baú Magíco), os baús na verdade são a única maneira de se conseguir as cartas, e são um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo, já que pra ganhar os melhores baús na maioria das vezes você precisa compra-los usando gemas, mas eu meio que aprecio o modo como o jogo faz com que os melhores baús só apareçam na loja de tempos em tempos, mas, mesmo assim, é um aspecto que faz o jogo se tornar um pouco mais Pay-To-Win.
Outra coisa ruim que eu quero citar, e ela também envolve as ultimas atualizações do game, é que o jogo está se tornando muito mais Pay-To-Win, quem viu o vídeo que eu fiz sobre esse assunto no canal do mugiwara(Não conhece o canal do blog? Pesquise já mugiwara no goku no youtube e corrija esse erro) então você sabe que, a um tempo atrás,  o jogo não era tão Pay-To-Win, e no vídeo eu deixei bem claro por que não era, mas, hoje para o jogo não ser Pay-To-Win você tem que ser muito sortudo, eu sei que a maioria dos jogos gratuitos pra celular envolvem o aspecto Pay-To-Win, mas nas ultimas atualizações Clash Royale está exagerando.
Só para não falarem que eu não citei a trilha sonora, as poucas músicas presentes no game são bem competentes e cumprem o seu papel, oferecendo músicas boas e que não são irritantes como as músicas de alguns outros games são.
Falando sobre aspectos técnicos, outra coisa que eu acho interessantíssima em Clash Royale, é que apesar do jogo ser bem pesado(digo de novo, para o padrão Mobile), se você tiver um celular minimamente bom, o jogo roda lisinho com um Frame Rate instável, isso é uma coisa da qual eu reclamei muito de Pokémon Go na época do lançamento(até porque na época o meu celular não rodava o jogo), e por isso é uma coisa que eu realmente admiro em Clash Royale.
Pra vocês não falarem que eu to elogiando muito os aspectos técnicos do jogo(apesar deles serem realmente muito acima da média para um game mobile), tem sim um aspecto técnico do jogo que eu não curto muito, o desenho de algumas cartas, pois algumas cartas de Clash Royale tem uma imagens bem estranhas(para não dizer outra coisa) e é uma coisa na qual a Supercell poderia caprichar mais.
Para falar um pouco sobre Meta game, o jogo tem balanceamentos constantes, que tem como objetivo deixar ele mais equilibrado no competitivo e mais divertido, o quê é realmente uma coisa louvável por parte da Supercell, já que muitos jogos já tentaram emplacar um competitivo bom e acabaram ficando mal balanceados devido á falta de suporte da produtora, ou a personagens muito apelões, um exemplo é Super Smash Bros Brawl, que só por ser um pouco desbalanceado, perdeu o espaço no competitivo para Melee( que é o queridinho do competitivo, apesar de existirem duas sequencias, até hoje o pessoal faz campeonato de Melee), por isso, quando se fala de competitivo e mobile, eu sempre me lembro de Clash Royale, pois é um belo exemplo de como um game mobile pode sim ter um Meta Game ativo.
Só para constar, o game não apresenta história nenhuma, e se você quiser saber mais sobre o mundo de Royale eu recomendo o desenho animado, pois, assim como a maioria dos games mobile esse jogo não liga para história,e, já que ele é um jogo quase que feito pra Meta Game eu meio que perdoo ele por isso.
Por fim, antes de dar as conclusões finais sobre o game, eu queria fazer um pequeno merchan do meu canal aqui no blog, já que eu e o editor(pra quem não conhece, ele é um amigo meu que fazia algumas series solo lá no início do canal mas agora ta mais focado em gravar vídeos em dupla comigo) já gravamos vários vídeos de Clash Royale, desde quando o game era uma novidade, até com o game já mais atualizado, então passem lá no canal, não vão se arrepender.
Bom, como considerações finais eu quero dizer que Clash Royale é sim um game mobile muito competente e, apesar de ter algumas falhas merece a sua chance e pode te proporcionar umas boas horas de diversão.
Ah, e antes que você me pergunte, sim, eu tento sempre fazer análise de games, animes e mangás bons aqui no blog,mas, se o mobile game análise vingar, eu pretendo expandir ainda mais as análises de game, assim como eu fiz com as de anime e mangá, e uma trash game análise pode acabar acontecendo,mas, aí eu iria jogar os famosos "piores games do mundo" por que nada impede que eu faça uma mobile análise de um game que eu achei ruim, ou seja, a trash game análise seria pra falar sobre os games mais mal avaliados da internet, tipo Sonic 2006 e Superman 64.
Obrigado por terem acessado o Blog e até o próximo post!
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Recent Posts

Pages