Em manutenção.


Game análise:Pokémon Sun


Fala ae mugiwaras! É, finalmente depois do jogo já ter sido lançado a quase meio ano eu trago pra vocês uma análise de Pokémon Sun, um game que literalmente renovou a franquia Pokémon,e adicionou várias coisas interessantíssimas para o Meta Game.
Antes de começar eu devo dizer que essa provavelmente vai ser a review mais positiva que eu já fiz nesse blog, por quê realmente Pokémon Sun é um ótimo game, que superou todas as minhas expectativas, e eu acho que nesse ano os únicos games que serão capazes de passar Pokémon Sun serão Super Mario Odissey e Splatoon 2(isso sem contar os que não são da Nintendo ou os que já foram lançados, com isso eu quero dizer Breath of the Wild),sim, eu sei que esse ano vai ser bem melhor que o ano passado foi em matéria de Games,mas, enfim, eu já estou enrolando muito, vamos logo pra review porque eu tenho muita coisa para falar!
Bom, vamos começar falando sobre a história, esse jogo tem uma história muito mais desenvolvida em comparação a XY e Omega Ruby, que são os outros games da saga para 3ds, então, essa é a parte onde eu aviso que essa review vai ter spoilers, e eu não recomendo ela pra quem não zerou 100% de Pokémon Sun, já que eu também vou comentar muito sobre os eventos do Pós-Game, se você ainda não zerou 100%, leia por sua conta e risco.
Bem, já que vocês estão devidamente avisados,vamos continuar falando sobre a história, a história de Pokémon Sun começa quando o protagonista se muda para a região de Alola, uma região Paradísiaca que é totalmente diferente do estilo que nós vimos em Xy, como você já sabe, eu não vou resumir a história, vou apenas citar onde ela foi competente e onde ela falhou.
Para começar, eu achei a sacada da Lusamine ser a mãe da Lillie e do Gladion genial, já que quando eu vejo esse tipo de coisa eu geralmente já saco logo de cara, mas, por incrível que pareça, eu não desconfiei por nenhum segundo que a Lusamine era a mãe da Lillie e muito menos do Gladion(digo, a Lillie e a Lusamine são muito parecidas, mas o Gladion não, principalmente pelas roupas que ele usa) e eu também achei muito genial como o game abordou o fato da Lusamine ser uma mãe ausente e como a obsessão por trabalho(e por Ultra Beasts)dela foi bem desenvolvida dentro do jogo, de forma bem impressionante para um game de Pokémon.
Outro fato bem competente da história é como o jogo desenvolve extremamente bem todos os personagens(tirando a Kahili, a Kahili é uma exceção na vida e na elite 4), que também é uma coisa impressionante, com um destaque para a Aether e o Team Skull(o Guzma é de longe o vilão menos intimidador de toda a serie, e isso está longe de ser ruim),pra falar a verdade, Se o anime de Pokémon Sun and Moon está sendo uma temporada de comédia, pelo menos os jogos conseguiram entregar uma história com conflitos mais sérios, nível Xyz, o que com certeza me deixa menos chateado com o fato do anime estar seguindo esse caminho de comédia.
Outra bela sacada da história é o pós-game, a missão das Ultra Beasts complementa muito bem a história da Lusamine e todo o contexto das Ultra Beasts que não foi tão bem explorado na história principal do jogo, por isso o pós-game foi muito importante, e, eu também adorei a participação do Looker, que também tinha marcado presença no pós-game de Omega Ruby, e também gostei da variedade das Ultra Beasts, eu realmente espero que em um possível remake de Pokemon Diamond & Pearl(a nintendo falou que não vai abandonar o 3ds, e também falou que vão ter anúncios na E3, entrem comigo no trem do hype!) eles voltem com o lance das Ultra Beasts(só não quero que o Giratina vire uma Ultra Beast,sério, quando eu li essa teoria eu quase infartei)e aperfeiçoem essa parada.

Antes que vocês achem que a história é perfeita(na verdade ela é muito bem escrita e 100% Superior ás histórias dos games anteriores, mas, infelizmente nada é perfeito), ela compartilha de um problema com a história de todos os games de Pokémon, a falta de desenvolvimento do próprio protagonista, eu não considero isso um erro da história já que eu sei que com isso a Pokémon Company quer que você construa a personalidade do protagonista,eles até conseguem ser bem competentes nisso em Pokémon Sun, já que o game tem várias partes onde você escolhe o que responder aos personagens, então, isso não é um ponto negativo da história(eu juro que tentei mas não consegui achar nenhum) e sim uma coisa que poderia ser melhorada, pois eu não quero apenas decidir se meu personagem vai ser sério ou brincalhão, eu quero escolhas que mudem o rumo da história e talvez até, quem sabe, vários finais alternativos que a história pode ter de acordo com as decisões do personagem? Não é um ponto negativo, só uma coisa que poderia melhorar.
Também se enquadrando nessa parte de coisas para melhorar, eu particularmente acho que o pós-game poderia ter explorado mais um pouco da ida da Lillie pra Kanto, já que eu achei que o jogo simplesmente falou que a Lillie foi pra Kanto e não fez nada sobre isso, o que, pelo menos pra mim foi meio frustrante.
Bem, agora que eu já detalhei(até demais) a minha opinião sobre a história e o porque dela ser superior à história dos games anteriores, vamos falar sobre gráficos, os gráficos de Sun e Moon estão excelentes e às vezes eu até me pergunto como o 3ds normal roda aquilo(no new não é tão surpreendente, já que o new roda Xenoblade),e, uma coisa que ei achei estranha e no minimo curiosa foi que, jogando Xy depois de jogar Sun e Moon, você tem a impressão de que todos os personagens de Xy são tipo um formato SD, eu já tinha achado isso, e, navegando na web, eu descobri que mais pessoas tiveram essa impressão, realmente um fato bem bizarro, mas, voltando aos gráficos de Sun, eles estão extremamente bonitos comparados aos de Omega Ruby, já os modelos dos Pokémons não tiveram um upgrade tão grande, mas também não estão iguais aos jogos anteriores, ou seja, na questão gráfica Sun e Moon é nota dez, e para ser melhor que isso só um título de Pokémon para o Switch(eu acredito!!!!).
Eu geralmente não comento tanto sobre como o título roda, já que a maioria dos games que eu analiso não apresentam nenhum problema, mas se existe um ponto realmente negativo em Pokémon Sun, são as quedas de frame rate que ele vem apresentando, a maioria delas está sendo relatada por jogadores que jogam no 3ds normal, como eu jogo no new eu fui correr atrás de Let's plays de youtubers que usam o 3ds normal pra ver se a coisa tava séria mesmo, e sim, os slowdons nas double batles e principalmente nos Battle Royales está inaceitável, tipo eu entendo que o hardware do 3ds normal sofre pra rodar esse jogo mas já passou da hora da Nintendo migrar de vez pro New 3ds, pois ele tem uma capacidade de processamento que pode fazer diferença, já no New ocorrem pequenos slowdons nas double battles e nos battle royales, mas isso apenas quando Pokémons muito grandes estão na tela, eu não sofri tanto com isso, já que no New é mais uma coisa ocasional do que um problema de hardware, mas no New isso é uma coisa inaceitável,e antes que você pergunte, sim eu sei que a primeira atualização de Pokémon Sun deu uma amenizada nesses problemas, mas mesmo assim, se eu fosse a Nintendo eu lançaria um patch por meio de atualização resolvendo o problema no New e ao menos amenizando no 3ds normal.
Bom, agora que eu já falei do problema de performasse que o jogo apresenta eu posso focar nos elementos de gameplay e na renovação que esse título trouxe pra Pokémon como um todo.
Pra começar, as adições para o Competitivo(e, consequentemente para a franquia como um todo) foram muitas, e eu vou tentar ser bem detalhado ao falar delas: Pra começar vamos falar sobre os Tapus, os Tapus são os guardiões sagrados e defensores de cada uma das quatro ilhas de alola(Melemele, Akala, Ula Ula e Poni), cada um deles tem um tipo predominante e uma zona de batalha especial baseada nesse tipo, da história dos Tapus a mais bem explorada sem duvida foi a do Tapu Koko, mas a história deixa bem claro que todos os guardiões tem uma tremenda importância pra Alola e eu meio que admiro isso, eu acho que poderia ter havido mais desenvolvimento, mas também acho que o game em nenhum momento insinua que vai dar muita importância aos Tapus então eu meio que não nutri esperanças quanto à isso, sobre o Meta game, quem acompanha os torneios profissionais de Pokémon sabe que os Tapus estão sendo bastante usados no competitivo, e seus terrenos nativos meio que deram um gás nas estrategias dessa geração,resumindo, os tapus são bem interessantes e é uma pena que provavelmente esse tipo de Pokémon não vá voltar.
A segunda dessas grandes adições à franquia são as Ultra Beasts, essas sim tiveram sua história muito bem desenvolvida, com um grande foco no pós-game, e, na minha opinião são ótimos tipos de lendários e eu realmente espero que a pokémon company pense em fazer um spin-off de Pokémon onde nós possamos nos aventurar no mundo das Ultra Beasts, sério, isso seria muito legal mesmo e eu ficaria muito feliz de jogar o game e fazer uma review tão detalhada como essa.
Enfim, as Ultra Beasts foram uma ótima adição,inclusive ao Meta Game onde elas foram um grande choque no cenário competitivo, talvez até mais que os Tapus.
E, por fim, a ultima grande adição em questão de lendários, foram, obviamente, Solgaleo e Lunala, estes não afetam o competitivo, mas foram extremante bem desenvolvidos em matéria de história, a sacada do Nebbie(Get in the bag) ser a forma inicial do lendário e estar com você desde o início da jornada foi ótima, até porque você já vai criando simpatia  com ele, algo que não acontece com os lendários em outros jogos, pois eles realmente não se esforçam em fazer você se identificar com o lendário.

Como você já deve ter percebido pelos 3 pontos que eu citei acima, Pokémon Sun trouxe uma renovação que era necessária na franquia, e nisso ele realmente surpreende.
O mapa de Pokémon Sun é bem divertido de se explorar e tem segredos bem interessantes, o mapa realmente é um ponto positivo do jogo, não chega a ser um mundo aberto, mas te dá bastante liberdade e tem vários pontos de fly, o que faz a locomoção no Pós-Game ser bem fácil e não torna ela frustrante.
Agora, vamos falar sobre modo online, Pokémon Sun tem um Hub exclusivo para o modo online, o Festival Plaza, eu particularmente achei essa ideia muito interessante, apesar de que eu acho que meio que faltam coisas pra se fazer no Festival Plaza, eu sei que tem várias barraquinhas que você pode liberar, e apesar de algumas serem bem interessantes o Hub não chega nem perto do que alguns outros games conseguem fazer.
Agora falando sobre as funcionalidades do online em si, nós temos a Wonder Trade, que já estava presente dês de XY e é de longe a minha funcionalidade online favorita da franquia(aliás, eu tenho uma série de Wonder Trade no canal do mugiwara),porque é sempre divertido tacar um Caterpie na Wonder Trade esperando ganhar um Shiny ou um Lendário, outra funcionalidade legal que veio de outros jogos é a GTS, que foi a forma como eu consegui o Lunala( o lendário de Pokémon Moon)e, é por isso que eu amo incondicionalmente a GTS.
Brincadeiras a parte, a GTS é sim uma funcionalidade muito legal e que não podia faltar no online, as últimas funcionalidades do online, como vocês já devem imaginar, são as inúmeras customizações da batalha online, que é bem satisfatória e até dá pra aproveitar bastante.
Na minha opinião o online é essencial para Pokémon Sun, já que aumenta consideravelmente o tempo de vida do jogo, uma prova disso é o fato de que eu terminei o jogo com 30 horas jogadas(isso porque eu me preparei muito pra Elite 4), e agora já estou com mais de 100, isso só por causa do online.
Ainda falando sobre tempo de vida do jogo, nós temos também a Battle Tree, que é um lugar onde você pode ter muitas batalhas uma atrás de outra pra depois trocar seu BP por prêmios, entre eles os mais interessantes sem dúvida são as Mega Stones, que você já não pode mais achar no mapa do jogo normalmente com em XY e Omega Ruby/Alpha Saphire, aliás esse é um ponto negativo do jogo já que as Mega Stones custam muito BP, e mesmo assim nem todas estão disponíveis no jogo, eu sei que a Nintendo tá tentando concertar isso distribuindo as Mega Stones que faltam em eventos online, mas mesmo assim isso é um ponto muito negativo.
Como uma última observação sobre a Battle Tree, assim que você chega nela(no pós-game) você tem a opção de lutar contra Red ou contra Blue, isso mesmo, personagens dos jogos clássicos da região de Kanto! Isso me surpreendeu muito e eu sinceramente não esperava uma coisa dessas, parabéns Pokémon Company, por não se esquecer dos jogos anteriores!
Vamos falar um pouco sobre trilha sonora? Bem, a trilha sonora do jogo, assim como em todos os títulos da franquia é um show à parte, dentre várias músicas inesquecíveis as minhas favoritas sem dúvida são dois temas: o dos Tapus e o das Ultra Beasts, o primeiro porque consegue traduzir muito bem o clima de tensão da batalha contra o lendário e ainda por cima tem um clima totalmente havaiano, já a das Ultra Beasts, bem eu gosto dela porque é uma música totalmente estaranha, e que não se encaixa com nada na franquia, só com as Ultra Beasts, e é justamente por ela ser única e diferente que eu gostei tanto dela.
Ahhh, eu quase tava encerrando essa review e me esquecendo de falar sobre um aspecto que me fez amar profundamente Pokémon Sun, é, o jogo aboliu totalmente as chatas e inconvenientes HMs e introduziu ótimos meios de locomoção, as montarias Pokémon, sim, agora você pode andar pelo mapa com um Tauros ou um Mudsdale, ou nadar com um Lapras ou um Sharpedo sem nem ter nenhum dos dois Pokémons, eu acho que nem preciso dizer o quanto isso é melhor do que as horríveis HMs, e o quanto eu quero que o próximo jogo volte com isso e que eu nunca mais veja as HMs.

Ufa, vocês nem imaginam o quanto é difícil falar sobre Pokémon Sun, o jogo é muito grande e recheado de conteúdo de todas as formas possíveis,mas, finalmente, eu sinto que já falei tudo que tinha que falar e posso seguir para as considerações finais.
Como considerações finais eu quero dizer apenas uma coisa: vá jogar Pokémon Sun agora, esse jogo é uma renovação que a franquia já precisava desde Black & White, e conseguiu ser extremamente competente, e eu acredito que pode ficar melhor ainda se a Nintendo atualizar ele frequentemente, com correção de bugs e correção das quedas de frame rate, por isso o jogo vale totalmente a pena, principalmente se você tiver um New, não perca tempo e vá jogar Pokémon Sun, pois o ar fresco que ele trouxe pra franquia foi sensacional.
Obrigado por terem acessado o mugiwara, e eu espero ver vocês aqui de novo para mais reviews de Games, animes, mangás e cartoons.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Recent Posts

Pages