Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Game Análise: Sonic Lost World


Fala ae mugiwaras! A pouco tempo, eu tava dando a minha olhada diária na eShop quando eu vi uma promoção de games do nosso querido Osnoc (Esse é um apelido do sonic que eu costumo dizer, é uma piada interna). Dentre jogos maravilhosos cheios de qualidade como Sonic Boom: Rise of Lyric (Na verdade, esse era o único game ruim na promoção) estava Sonic Lost World, um jogo que muitos falam que é bom e muitos falam que é ruim, como eu estava curioso e o desconto tava bom eu decidi finalmente dar uma chance pra Sonic Lost World.

Vamos começar falando sobre a história. Como todo game do Sonic que vem depois do Adventure, esse game tem um foco desnecessariamente grande na história, nem se compara com um Adventure ou Unleashed da vida, mas mesmo assim eu acho que esse game tem um foco em história grande demais para um jogo de plataforma. Mesmo assim, eu não acho que a história desse game seja ruim, eu só acho ela meio mal explicada. Eu não queria ficar focando nesse ponto ruim da história, porque a maioria das análises por aí fazem isso, mas não dá pra deixar de citar o quanto essa história é mal explicada! O quê é o Lost Hex? Quem são os Zetis? Por que aquela concha que o Eggman tinha controlava eles? É, essa história parece inofensiva, até você se fazer essas perguntas, e o pior é que ela não é ruim, só é mal escrita e extremamente mal explicada, algumas pequenas explicações das coisas poderiam fazer essa história muito melhor do que ela é.

Outro fato terrível sobre a história desse game é como ela cria seis vilões extremamente interessantes e simplesmente joga eles fora no final para fazer o Eggman ser o Final Boss com um plot twist terrível, eu simplesmente não entendo. O criador dessa história conseguiu criar seis vilões com designs e personalidades interessantes e simplesmente jogou eles fora, com pouca importância nas próprias cutscenes do game, eles foram tão mal aproveitados que as melhores falas deles no game são as que eles dizem durante as próprias fases. Sim, aquelas que você tem que fazer um esforço gigante para ouvir! Obrigado Sonic Team!
Mas sério, a história desse game não é a pior coisa do mundo, os Deadly Six são personagens interessantes, são simplesmente mal explorados, as cutscenes são bem engraçadas, e a história não é ruim, só mal explicada, concluindo, a história é mediana, eu não posso dizer que ela é uma história boa por que ela é mal explicada e não explora os personagens direito, mas também não posso dizer que é ruim, por que ela não é extremamente mal feita para ser chamada de ruim.


Eu acho que eu já gastei muito tempo falando sobre história em um jogo que não te deixa voltar a assistir as cutscenes (Aliás, esse é um super ponto negativo) e você pode pular todas as cutscenes simplesmente apertando um botão, então vamos falar sobre a parte mais importante do jogo, o gameplay. E, eu já vou adiantando, o level design desse game é muito bom. Os inimigos não são mal posicionados, as fases te deixam correr mas também exigem um timing melhor em algumas partes, e, a parte mais importante para qualquer game: a diversão. As fases de Sonic Lost World são muito divertidas, tirando algumas exceções como a Lava Mountain Act 2, o level design de Sonic Lost World é muito bom.

Os Wisps também retornam nesse game, apesar da história não explicar porque diabos eles vivem no Lost Hex, eles não deixam de ser Power-Ups bem divertidos e bem aplicados no gameplay, eu inclusive acho que a serie Sonic finalmente achou Power-Ups interessantes com os Wisps, apesar de muita gente elogiar os escudos elementais dos Sonics Clássicos, eu acho que os Wisps são Power-Ups bem melhores que os Escudos Elementais.

Bem, umas das maiores polemicas com o Sonic Lost World é a grande semelhança que ele tem com a serie Mario Galaxy, é, muita gente diz que o game é uma copia total e que ele é ruim porque é uma copia de Mario Galaxy, mas, eu vou ser sincero, eu acho que Lost World é simplesmente inspirado em Mario Galaxy, eu entendo perfeitamente por que alguém poderia dizer que esse jogo é uma cópia total de Mario Galaxy, mas, como alguém que zerou os dois Galaxys, eu posso tranquilamente dizer que eu acho que esse game é simplesmente inspirado em Galaxy.

Outra grande reclamação que as pessoas tem com esse jogo é a falta de velocidade do Sonic, você pode até não concordar comigo nesse ponto, mas eu acho a velocidade do Sonic em alguns games modernos um exagero (Destaque para Unleashed e 2006), por isso, eu achei a velocidade do Sonic desse game uma mão na roda, os games clássicos do Mega Drive não precisavam de velocidade exagerada para terem qualidade, e eu acho que Lost World também não precisa (Não digam que eu estou falando que Lost World é melhor que os clássicos, porque não é).

Ainda falando sobre o gameplay, a principal característica das partes 3D de Sonic Lost World são as plataformas em formato de Planetas (Sistema que leva muitas pessoas a taxarem esse game de cópia de Mario Galaxy), eu admito, essa mecânica prova uma inspiração muito grande em Galaxy, e não consegue aperfeiçoar a formula dos Galaxys de maneira alguma, mesmo assim, é competente. Eu só acho que, como um game Uma geração à frente dos Galaxys ele podia ter feito alguma melhoria. Como a maioria dos games 3D do Sonic, Sonic Lost Worls tem partes 2D, e as partes 2D do game são divertidas, isso é inegável, mas é nelas que se revela o maior problema de Sonic Lost World. Às vezes ele pega tanta inspiração em outras franquias (principalmente Mario), que parece que alguém poderia simplesmente trocar o modelo do Sonic por algum outro personagem sem malefício nenhum para o game, ou seja, o que falta nesse game é ser mais Sonic, e talvez é o que deixa ele longe de uma nota máxima.

Mas enfim, as partes 2D são legais, mas são pouco Sonic, faltam mais partes para correr, mais Loops e mais caminhos alternativos. Mas, o Level Design das partes 2D é muito bom e às vezes bem melhor que as partes 3D.
Sobre os Bosses, eles são personagens muito interessantes, como eu já disse antes, os Deadly Six são personagens com design legal e personalidade legal, as lutas contra eles, apesar de bem fáceis, são interessantes com as suas mecânicas e com as falas dos Deadly Six, todos os bosses são divertidos menos o Final Boss, porque o Eggman se tornando o vilão no final é muito, mas muito forçado.


Quando você zera o jogo você libera um mundo secreto, o Hidden World. Ele é mais um mundo com minigames e umas ideias que não se encaixariam no game principal, os minigames são bem divertidos, e esse é um extra bem legal. Mas, mesmo com o Hidden World, o melhor extra desse game são as DLCs, o game tem duas DLCs gratuitas (toma essa, concorrência!), uma com temática da Franquia Yoshy's Island e uma da Franquia The Legend Of Zelda, as duas franquias homenageadas nas DLCs são muito boas, e as fases também são bem legais. A fase de Yoshy's Island é 100% 2D, traz Shy Guys como inimigos e é de longe a melhor fonte de vidas do jogo, já a fase de The Legend Of Zelda é 3D e tem um clima mais mundo aberto do que o jogo todo, com o Sonic com roupa de Link, Triforce e duas aparições do Link de Skyward Sword. Essa fase é muito divertida, concluindo, as DLCs são muito legais.

A Trilha Sonora é simplesmente sensacional, como é padrão na serie Sonic. Apesar da música tema não ser cantada, a Trilha Sonora é muito agradável e consegue criar um clima bem legal nas fases do próprio jogo.
Os gráficos... bem os gráficos são bem bonitos e coloridos, destoando do tema mais realista que alguns outros jogos do Sonic tinham, e, quer saber? Eu amo esse aspecto com todas as minhas forças, eu acho que o Sonic não combina com cenários realistas e nem com humanos pra lá e pra cá, por isso eu gosto muito dos gráficos e cenários de Lost World.

O jogo também tem um multiplayer bem forte, tem um modo Co-Op onde o segundo player controla uma espécie de helicóptero,mas esse é bem fraco, o melhor multiplayer desse game mesmo é o modo de corrida, com arenas exclusivas e muita competitividade, esse modo é uma maneira ótima de implementar multuplayer em um game do Sonic, a única reclamação sobre o multiplayer é que eu acho que um modo multiplayer pelas fases normais do game onde o segundo jogador controlasse o Tails, a Amy ou o Knuckles seria muito legal e tornaria o multiplayer desse game perfeito.
Sobre a dublagem, ela tá bem legal, parecida com um Cartoon de humor desses que você vê na TV, com destaque pras vozes do Zazz e do Zavok, que são as minhas vozes favoritas nesse game.


Conclusão:

Sonic Lost World é um game muito bom, não dá pra negar que ele tem alguns problemas que atrapalham a experiencia com o game, mas ele consegue se manter como um game divertido 100% do tempo de jogo. Ele tem uma dublagem boa, cenários bonitos e level design bom. Ele não é um game perfeito, mas é muito divertido e não chega nem perto de ser o desastre que a maioria das reviews diz que é.

Pontos Positivos:

•O Level Design é muito bom, tirando algumas pequenas exceções.
•Os Wisps continuam sendo ótimos Power-Ups.
•Velocidade reduzida do Sonic deixa os controles bem melhores.
•Os Bosses são muito divertidos e tem designs e dublagens bons.
•O Hidden World tem umas ideias legais.
•As DLCs são gratuitas e extremamente bem feitas e divertidas.
•A Trilha Sonora tem o selo de qualidade Sonic.
•A Dublagem é boa.
•Os gráficos são coloridos e bonitos.
•O multiplayer é o Melhor desde Adventure 2: Battle.

Pontos Negativos:

•A história não é ruim, mas é muito mal explicada.
•A história não aproveita bem os 6 vilões interessantes que cria.
•O jogo não te deixa voltar a assistir as cutscenes.
•Às vezes o game não parece ser Sonic.

Nota Final:
8,1

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Review: Wonder Woman (Spoilers)


Fala Ae Mugiwaras! Bem, faz um tempo que eu não faço uma review de filme, mas isso é porque já faz um tempo que eu não tenho me animado de ir ver filmes no cinema. Mesmo assim, eu também tô pretendendo fazer uma review do novo filme do Homem-Aranha, que eu vi faz pouco tempo e achei bem divertido.
Mas, vamos falar de Wonder-Woman!

Os filmes da DC têm me decepcionado bastante nos últimos tempos, se nos quadrinhos a Marvel e a DC estavam (e ainda estão) tendo uma luta de igual para igual, a Marvel Tava matando a DC no cinema. A Marvel tinha Dr Strange, Avengers, Spider Man, e a DC tinha, bem, Suicide Squad? Batman vs Superman? É, você já entendeu o que eu quis dizer né? Bom, pelo menos com Wonder Woman a DC entrou na linha e aprendeu como fazer filmes divertidos e com enredo legal, é, antes mesmo da gente chegar ao fim da análise eu já vou adiantando, Wonder Woman é o filme bom da DC que os fãs têm esperado!

Vamos começar falando sobre a história. A história de Wonder Woman conta sobre a saída dela da ilha das Amazonas até quando ela para a guerra no mundo dos homens, e a história desenvolve muito bem a transição da calma da ilha das amazonas para o caos do mundo dos homens, e o plot twist de quem é o verdadeiro Ares foi muito bem construído e realmente me pegou de surpresa, e faz muito tempo que um plot twist desses não me surpreende. Os atores fazem um ótimo papel em interpretar a história e fazer ela ficar mais legal ainda pela interpretação boa dos atores, também gostei muito da maneira como a história retrata os dois lados da guerra, a maneira meio sinistra de retratar a Alemanha, com toda aquela coisa da Dra Poison e do Luddendorf, eu realmente gostei do clima que esse filme consegue criar para cada personagem, é realmente coisa de louco como a DC evoluiu, esse filme tá tão claramente superior a todos os outros filmes que a produtora tem lançado ultimamente que me deixou ansioso para o próximo filme da DC. Enfim, a história, os plot twists, o clima criado, é tudo muito bem feito em Wonder Woman.

Sobre o Climinha de romance que o filme tenta criar de vez em quando, ele é inofensivo e é até bem legal para dar mais contexto à história do filme, então eu acho que é sim necessário.
Tambem curti muito os cenários do filme, a ilha das Amazonas é muito bonita, a ambientação de guerra, a pequena cidade na Alemanha que a Wonder Woman salva, parece tudo muito bem feito, as ambientações do filme são bem legais mesmo.

Outra coisa que eu queria citar é que a atriz que faz a Wonder Woman é muito parecida com a personagem nos quadrinhos, e consegue passar aquela ideia de beleza e coragem, tudo com uma atuação muito boa, assim como a de todos os atores do filme.
Vou confessar que não reparei muito na trilha sonora, mas não é ofensivamente ruim, é boa, mas nem de longe memorável nem nada do tipo, bem o padrão DC de trilha sonora de filme.

Pra finalizar a review eu queria citar um problema do filme, que para mim é o que impede ele de ser perfeito. Tudo no filme acontece de maneira muito devagar, eu não cheguei nem perto de me sentir entediado, porque eu estava apreciando cada momento da história e do clima legal do filme, mas esse pode ser um problema bem grave se a DC manter isso nos próximos filmes, esse foi o único problema que eu tive com Wonder Woman.


Conclusão:

Wonder Woman é muito bom, a qualidade do filme é uma coisa de outro mundo, a história é muito bem desenvolvida, os personagens são carismáticos, e os plot twists do filme são muito bem feitos e chegam até a impressionar, é um filme que vale muito a pena de ir ao cinema assistir.

Pontos Positivos:

•A história é muito boa.
•Os plot twists são bem desenvolvidos.
•Esse é o melhor filme que a DC faz em anos.
•A atuação do filme é muito boa.
•A atriz que faz a Wonder Woman é muito bonita e representa muito bem a personagem.
•O clima que o filme cria é muito legal.
•Os cenários são muito bem feitos.

Pontos Negativos:

•O filme é meio lento na maneira como a história avança.

Nota Final:
9,0

domingo, 2 de julho de 2017

Game Análise: Nintendo Badge Arcade


Fala ae mugiwaras! Bem, eu não posto faz um tempo aqui no blog então primeiramente eu acho que eu devo desculpas a vocês, minha vida tava meio bagunçada e foi difícil fazer posts, mas eu já estou de volta!

Mas, Vamos falar sobre jogos, afinal isso é uma review. Bem, um dos motivos para eu gostar tanto do 3DS é a variedade, desde jogos clássicos até jogos Freemium, a Nintendo conseguiu construir uma biblioteca de jogos espetacular para o 3DS, e, entre esses jogos Freemium está Nintendo Badge Arcade, um jogo que tenta simular uma daquelas maquinas onde você tenta pegar pelúcias em lojas de caça níquel (As Badge Catcher Machines)
Mas, o diferencial desse jogo é que você não pega pelúcias, e sim "Badges", que você pode usar para decorar o menu principal do 3DS e deixar ele totalmente estilizado. Apesar de parecer só um serviço, Badge Arcade tem umas mecânicas de Gameplay diferenciadas, e até bem divertidas.

Pra começar, não existem apenas as Badge Machines normais, existem diversos tipos, na minha opinião o que mais se destaca entre eles é o que você usa uma bomba, porque é uma mecânica interessante e também porque te deixa pegar mais badges de uma vez, o quê é essencial se você quiser construir uma boa coleção de badges. Falando em coleção de Badges, é nessa parte que se encontra um grande ponto negativo de Nintendo Badge Arcade, o modelo Freemium, pois para jogar nas Badge Catcher Machines você deve ou pagar ou conseguir uma free play, que é distribuída sempre que existem novidades (como novas badges de novas séries ou novos temas personalizados). Ou então, você também pode conseguir uma free play no practice catcher, que por sinal é uma coisa muito legal, pois ele te deixa treinar sem perder suas free plays ou seu dinheiro real (que seria pior ainda), mas, também é limitado pelo modelo freemium. Eu sei que esse tipo de jogo não funcionaria como um jogo normal de 3DS, mas às vezes o jogo exagera no modelo freemium e em te fazer gastar o seu dinheiro, com destaque para o coelinho rosa que é o protagonista do game (vou falar sobre ele no próximo parágrafo) que fica te incentivando a gastar dinheiro, apesar dele fazer de forma bem disfarçada.

Como eu disse antes, o protagonista de Nintendo Badge Arcade é um Simpático coelho rosa, muito carismático e bem humorado que é um dos pontos positivos de Nintendo Badge Arcade, as diversas piadas que ele faz e a constante interação com ele no jogo é bem explorada e interessante, fazendo dele um super carismático protagonista.

Para concluir, eu gostaria de dar destaque à diversidade de Badges em Nintendo Badge Arcade, realmente a quantidade de badges disponíveis no game é incrível e aumenta em muito o fator coleção e o clima de gotta catch em'all, com destaque para badges de vários games (inclusive de alguns que não saíram pra 3DS) como Zelda BOTW, Megaman, Splatoon, Pokémon, etc...

Além das Badges de pixel art que são extremamente charmosas e sem dúvida as minhas favoritas.



Conclusão:

Nintendo Badge Arcade é um game extremamente competente, que cria um clima de coleção gigantesco com sua variedade de Badges e variedade de maneiras de as conseguir, apesar do exagero no modelo Freemium tirar um pouco do charme do game, ele com certeza merece uma chance.

Pontos Positivos:

•Variedade de Badges sensacional que aumenta o clima de coleção.
•Formas criativas de se conseguir Badges.
•Protagonista simpático e divertido.
•Practice Catcher é uma boa maneira de praticar.

Pontos Negativos:

•Exagero no Modelo Freemium tira parte do charme do jogo.
•Free Plays são raras de serem ganhas.
•Apesar de carismático, o protagonista sempre tenta te fazer gastar.

Nota final:
7,5